quarta-feira, 13 de maio de 2009

Você se considera feliz?

Todos os dias tenho acordado e ligado a tv [ na hora do Mais Você ], nem sempre consigo pegar o programa por inteiro mas nesses últimos dias tenho visto e escutado muitas coisas legais. Hoje falou de um tema que gosto muito e resolvi colocar aqui algumas das coisas que foram ditas sobre a FELICIDADE.
Bem, às vezes a gente vê pessoas que estão sempre felizes, alegres e sorrindo. Mas como elas conseguem ser tão felizes? Pois fique sabendo que a felicidade pode estar ligada à genética.
Estudos concluíram que 50% da felicidade das pessoas têm origem genética. Outros 40% têm a ver com as nossas atitudes, e 10% com fatores externos.
Mas como ter felicidade? Um bom exemplo é tentar valorizar mais o lado positivo das situações do dia-a-dia. Mesmo diante de um problema, saber o que se tira de lição daquilo. Outra coisa é fazer alguma atividade física. Libera hormônios que dão sensação de prazer, de bem-estar. E tem mais, a neurocientista que fundou um instituto para discutir a felicidade cita que estender a mão quando alguém precisa faz muito bem.
Todos nós temos dentro do cromossomo 17 uma variação num gene transportador da serotonina [o gene da FELICIDADE], ele ajuda a regular o humor do nosso cérebro. Uma das variações está relacionada a pré disposição pra depressão e estado de ânimo elevado. A pequena variação está presente em algumas pessoas e em outras não, vai depender do que herdamos dos nossos pais. Herdamos uma variação do pai e outra da mãe, dependendo da combinação vai ter o resultado final junto com os fatores externos. Mas isso não quer dizer que somos felizes ou não por causa do gene, não vamos culpá-lo!!
A felicidade não depende só do gene. Nossas atitudes e maneira de viver, na valorização das pequenas coisas e no estender as mãos contribuem muito para sermos felizes.

Nenhum comentário: